sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Repetição Forçada com Rest Pause

Olá! A ausência se justifica pela falta de tempo!

Bom, hoje vou abordar um tema, na realidade mais uma técnica de treinamento, para indivíduos com um treino avançado e que busca um maior desenvolvimento muscular - o uso de repetições forçadas com rest pause.
O que é? Técnicas de Repetição Forçada já vem sido usadas há muito tempo por culturistas e atletas buscando o desenvolvimento máximo de seus músculos e consiste em superar, com ajuda de um parceiro de treino, ou para aqueles que têm condições, com a ajuda de um personal trainer, as 8 ou 10 repetições com uma carga preconizada para estas 8 ou 10 RM, ou seja, ao invés de fazer as 10 reps com a carga de 10 RM, forçar a barra e fazer mais 3, 4 ou até 5 reps com essa carga "excessiva".

Mas não é dessa, especificamente que vou falar. O princípio da Rest Pause é o mesmo, mas ao invés de ter alguém pra "fazer força" pra você neste momento crítico, a ideia é dar uma breve pausa depois da última RM, coisa de 5 ou 10 segundos no máximo, para uma pequena ressíntese de ATP permitindo que sejam realizadas essas poucas reps a mais, causando uma maior fadiga e, portanto, maior número de microlesões no tecido muscular.

Como mencionei anteriormente, não é uma técnica a ser usada por principiantes ou até mesmo treinados há pouco tempo pois o risco de lesão ou mesmo de "travar" com a carga é alto. Por questão de segurança, é sempre ideal ter uma pessoa observando a execução do exercício para ajudar caso haja uma real necessidade.

Basicamente é isso pessoal, uma técnica importante mas que pode ser descrita brevemente. A dúvida que vem geralmente é: "mas 15 repetições não seria um treino de resistência?" Nesse caso não por causa da carga e dessa breve pausa. Muitos fisiculturistas utilizam-se desta técnica para obter ganhos de massa superiores aos obtidos com métodos tradicionais de treinamento.

O ideal é fazer uso desta em um exercício realizado sozinho e não em um bi-set u tri-set. E colocá-lo por cerca  de 3 semanas dentro de sua periodização para evitar as lesões.

Vou procurar a postar vídeos exibindo algumas das técnicas futuras que apresentarei aqui e posto o vídeo aqui depois!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário