quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Metabolismo Lipídico - Como queimar as gordurinhas?



Olá Novamente.
 No sarcoplasma, os AG precisam atravessar mais uma barreira, representada pelas membranas externa e interna da mitocôndria, a fim de serem oxidados. Ainda no citossol, os AG são ativados, recebendo uma coenzima A (CoA) e tornando-se acil-CoA numa reação catalisada pela enzima acil-CoA sintetase. O acil-CoA atravessa as membranas mitocondriais por meio de um processo dependente de carnitina e das enzimas carnitina acil transferase I (CAT I), localizada na membrana externa, carnitina acil transferase II (CAT II), localizada na membrana interna e carnitina-acilcarnitina translocase, que atua entre as duas. As duas primeiras enzimas são também denominadas carnitina palmitoil transferase I e II (CPT I e II), devido ao fato do ácido palmítico ser o principal ácido graxo metabolizado nos músculos esqueléticos....



  PÁRA TUDO. Não dá nem pra ler um texto desses sem ficar, no mínimo, com raiva de alguém certo??? Concordo plenamente. Pretendo no texto de hoje tentar abordar esse tema tão complexo numa linguagem mais acessível aos "não-Loucos".

Creio que a todos os praticantes de atividade física, bem com àqueles que não são, este seja um tema que desperta interesse certo? Todo mundo quer saber como "faz pra queimar os gordinhos" não é verdade? Vamos lá. Andei lendo diversos artigos relacionados a este tema considerando alguns ótimos, outros nem tanto.

 Mas o que é metabolismo? Por definição, Metabolismo é o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. Por sua vez, Metabolismo lipídico é, basicamente, o que acontece com as gorduras em nosso corpo.

 Quando praticamos alguma atividade física, nosso organismo depende de algum tipo de combustível, assim como seu carro, sua moto. Esse combustível é o ATP (Trifosfato de Adenosina). Creio que já devam ter ouvido ao menos falar neste indivíduo nos tempos de escola. A demanda desta molécula é intensa durante atividade física e esta pode aumentar até dezenas de vezes dependendo da intensidade e da duração da atividade. De onde vem isso? Os músculos esqueléticos possuem sistemas muito eficientes para produzir ATP que será utilizado na contração muscular. Estes são o da fosfocreatina, glicólise e a fosforilação oxidativa.

 Vamos nos concentrar neste último ok? Que é o mais complexo, porém é aquele que nos interessa por hoje. A característica principal deste sistema é a baixa produção de ATP porém sua capacidade é praticamente ilimitada e é apto a fornecer energia principalmente para atividades de longa duração e baixa ou moderada intensidade. Precisamos entender que nosso organismo está adaptado a preservar o máximo de gordura como reserva de energia, ou seja, tudo aquilo que comemos em excesso, seja proteína, carboidrato ou gordura mesmo, será depositado em forma de gordura (1ª lei da termodinâmica - conservação de energia).
Deve-se também entender que os Ácidos Graxos são muito mais eficientes em prover energia do que a glicose, por exemplo. Cada 9000g de ácidos graxos nos proporciona 81000Kcal, isso mesmo, 9kg de gordura armazenada nos fornece 81 MIL KCAL, o que seria suficiente para um adulto andar por 259 horas ou correr por 67, enquanto toda nossa reserva de glicogênio disponível, cerca de 350g, nos fornece 1400 Kcal, suficiente para se andar por pouco mais de 4 horas. Ou seja pessoal, para aqueles que desejam perder peso, a receita é bem simples, basta ingerir uma quantidade calórica inferior às suas necessidades diárias certo??? Em parte sim, mas não é, infelizmente, tão simples assim. Uma dieta hipocalórica mal dividida e sem o acompanhamento de exercícios físicos pode resultar num catabolismo muscular fazendo com que o indivíduo sofra uma perda de massa magra, o que é indesejável, mantendo os estoques de gordura. Mas esse é um assunto para um próximo post.

 Como dito no início da postagem, vou ater-me às principais características do metabolismo lipídico de maneira simples, sem a complexidade que envolve este tema. Basicamente é preciso do uso do oxigênio para o consumo de gordura como fonte de combustível durante alguma atividade. Ao iniciar-se esta, dá-se um "start" no sistema anaeróbio alático, anaeróbio lático e aeróbio cada um em uma certa intensidade. O aeróbio que é o que nos interessa neste momento, começa a se intensificar entre o 7º e 12º minuto de duração do exercício aeróbio, momento que gera um certo desconforto, aquela hora que dá vontade de parar, que parece que o ar não vem, quando se sobrepõe este momento, geralmente, para indivíduos treinados, dá-se um equilíbrio e o desconforto vai "embora". É aí que a predominância do uso das gorduras como fonte de energia instaura-se.

 Resumindo, para se atingir níveis interessantes de queima de gordura, o exercício deve ser de longa duração e de intensidade leve a moderada, ou seja, com duração mínima de 30 minutos numa FC (frequência cardíaca) entre 65 e 75% da FC máxima de cada um. Existe uma corrente nova de pesquisadores propondo que exercícios aeróbios realizados de uma maneira intervalada, com alguns minutos em alta intensidade e outros em baixa propicia um maior gasto calórico bem como uma maior utilização de gorduras durante o exercício. Estou pesquisando acerca disso ainda e, portanto, ainda não posso postar minha opinião definitiva a respeito, mas testei este método algumas vezes e, ao menos numa percepção de esforço, a ideia parece ser muito boa.

 Finalizando, queimar gorduras nunca é fácil, mas seguir uma rotina de exercícios correta bem como uma alimentação boa e, se possível, uma suplementação facilita, e muito, este processo. Mais adiante mencionarei modelos de dieta e uso de suplementação para este fim. Dietas Hiperlipídicas e hipolipídicas, suas características e diferenças.

 Até a próxima!

4 comentários:

  1. Muito bom, cunhado. Quando comecei a ler, quase desisti, mas a sua explicação foi ótima!!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente a parte muito científica da coisa não dá né? muito massante! Obrigado pelo elogio!!

    ResponderExcluir
  3. Lu to testando uma hiperlipidica e quase zero carbo...depois te conto como foram ganhos ou se me ferrei kkkk. Adorei as expicações!

    ResponderExcluir
  4. Oi Niu! Então, o princípio desta dieta que você está fazendo, segundo um artigo que li há pouco tempo, preconiza que com uma maior oferta de lipídios, seu organismo passa a ter uma maior facilidade em "quebrá-los". Mas a mesma deve ser muito abundante em proteína!
    beijos

    ResponderExcluir